Agendada: 111ª reunião, 21 de Junho de 2016
Debatida e votada: 21 de Junho de 2016
Resultado da Votação: Aprovada por unanimidade
Passou a Deliberação: 186/AML/2016
Publicação em BM: BM nº 1170
Torreão Poente da Praça do Comércio
1. Considerando que o Torreão Poente da Praça do Comércio, cuja conclusão data de 1842, é parte integrante do conjunto monumental daquela Praça, classificada MN – Monumento Nacional (Decreto 16-06-1910, DG nº 136 de 23 Junho de 1910).
2. Considerando que o Torreão Poente está afeto à Câmara Municipal de Lisboa desde 2011, no seguimento da extinção da sociedade Frente Tejo, tendo sido recentemente integrado no Museu de Lisboa, como um dos seus cinco núcleos expositivos.
3. Considerando que o estado de conservação do Torreão Poente da Praça do Comércio inspira a nossa maior apreensão, pelo grau de abandono que indicia junto de quem o observa, ao constatar-se a permanência de cabos pendurados na fachadas, falta de limpeza e de pintura das caixilharias e um sem número de janelas com vidros partidos, que fazem prever a permanência de pombos nos últimos pisos.
4. Considerando que esse mau estado de conservação ainda persiste, passados sete anos sobre as bem- sucedidas obras de consolidação, pelas quais se garantiu o reforço estrutural do edifício e se impediu um maior assentamento do mesmo.
Face ao exposto, o conjunto dos Deputados Municipais Independentes propõem que a Assembleia Municipal de Lisboa, na sua sessão ordinária de 21 de junho de 2016, delibere:
– Recomendar à Câmara Municipal de Lisboa que proceda, em tempo útil, às necessárias obras de conservação e de preservação do Torreão Poente da Praça do Comércio.
Lisboa, 16 de junho de 2016
Pelo conjunto dos Deputados Municipais Independentes
Ana Gaspar