Voto 02/075 – Saudação pela atribuição do prémio Mandela a Jorge Sampaio

Agendado: 75ª reunião, 30 de Junho de 2015
Debatido e votado: 75ª reunião, 30 de Junho de 2015
Resultado da Votação: Aprovado por unanimidade e aclamação
Passou a Deliberação: 171/AML/2015
Publicação em BM: 4º Suplemento ao BM nº 1115

Voto de saudação

Considerandos:
1. O antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, foi o escolhido para receber o Prémio Nelson Mandela, da Organização das Nações Unidas (ONU), atribuído este ano pela primeira vez e que passará a ser atribuído de cinco em cinco anos.
2. Criado em 2014 pela Assembleia Geral da ONU, para homenagear personalidades que se tenham dedicado a promover os ideais da organização, o prémio visa prestar tributo aos esforços de Nelson Mandela “em matéria da reconciliação, transição política e transformação social”. Além de Jorge Sampaio, foi também laureada Helena Ndume, oftalmologista na Namíbia. Os dois laureados foram seleccionados entre cerca de 200 candidaturas.
3. Presidente da República durante 10 anos (1996 a 2006), Jorge Sampaio foi presidente da Câmara de Lisboa e, entre 2006 a 2012, desempenhou o cargo de enviado especial da ONU para a luta contra a tuberculose. Nos últimos anos empenhou-se numa iniciativa que visa angariar subsídios de emergência para que estudantes sírios possam continuar os seus estudos, apesar da guerra no seu país. A iniciativa intitula-se “Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios”.
4. Os prémios vão ser entregues numa cerimónia nas Nações Unidas no dia 24 de Julho, na sede da ONU, em Nova Iorque, no Dia Internacional Nelson Mandela.

Assim, a Assembleia Municipal de Lisboa congratula-se com esta decisão e delibera:
a) Aprovar um voto de saudação pela atribuição pela ONU do prémio Mandela a Jorge Sampaio, ex-Presidente da República e ex-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa;
b) Dar conhecimento desta decisão ao próprio laureado e à comunicação social.

Lisboa, 28 de junho de 2015

A Presidente da Assembleia

Helena Roseta