Voto de saudação 02/052 (IND) — Lisboa Capital Europeia do Voluntariado 2015

Agendado: 52ª reunião, 9 de Dezembro de 2014
Debatido e votado: 9 de Dezembro de 2014
Resultado da Votação: Aprovado por Unanimidade
Passou a Deliberação: 328/AML/2014
Publicação em BM: 3º Suplemento ao BM nº 1086

Considerando que:
O estatuto de Capital Europeia do Voluntariado pretende promover o voluntariado a nível das políticas locais, dando ênfase às cidades que melhor desenvolvem e acolhem estratégias de participação e envolvimento de parceiros e organizações de voluntários nas suas estratégias de intervenção.
O concurso para Capital Europeia do Voluntariado é realizado desde 2013 e é organizado pelo CEV – Centro Europeu do Voluntariado, uma rede formada por mais de 80 centros de voluntariado nacionais, regionais e locais e por agências de apoio ao voluntariado, que há 20 anos, promove e apoia a actividade do voluntariado em toda a Europa.
Entre os critérios de análise tidos em conta para a seleção estão os níveis de aplicação, por cada cidade concorrente, das políticas incluídas no PAVE – Policy Agenda for Volunteering in Europe (Agenda Política para o Voluntariado na Europa), apresentado em 2011 e que regulamenta o voluntariado europeu.
Este prémio pretende reconhecer as cidades que apoiam e promovem a colaboração com bancos locais de voluntariado e com instituições que promovem o voluntariado nas suas comunidades.
Lisboa foi escolhida como Capital Europeia do Voluntariado em 2015, sucedendo à cidade de Barcelona, que com este anúncio encerrou as actividades que o município catalão desenvolveu durante o ano em que teve este estatuto.
A escolha do júri internacional foi revelada no passado dia 4 de Dezembro, véspera do Dia Internacional dos Voluntários (dia 5 de Dezembro).

As Deputadas e Deputados Municipais Independentes, abaixo indicados, propõem que a Assembleia Municipal de Lisboa delibere:

1. Saudar o Município de Lisboa por esta cidade ter sido escolhida como Capital Europeia do Voluntariado em 2015.
2. Saudar todas e todos os voluntários, assim como as organizações de voluntariado e seus parceiros que trabalham em prol da cidade de Lisboa.
3. Saudar o empenho do Município de Lisboa no envolvimento das organizações de voluntários nas diversas áreas de actuação para os Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa.

Lisboa, 9 de Dezembro de 2014

Os Deputados Municipais,
Ana Gaspar
Fernando Nunes da Silva
Floresbela Pinto
José Alberto Franco
Miguel Graça