Proposta P011.07 – 2ª CIRCULAR E ZAAS EM LISBOA

Destino: Esta proposta não foi agendada por despacho do vereador Marcos Perestrello que a considerou prejudicada pela sua decisão de, na semana seguinte, apresentar à comunicação social um programa de correção de pontos negros da cidade de Lisboa.
Proposta
Considerando:
a)Os dois relatórios elaborados pelo OSEC – Observatório de Segurança de Estradas e cidades sobre as condições de segurança viária na Av. General Norton de Matos, entregues recentemente à Câmara Municipal de Lisboa.b)A necessidade reconhecida pela DRST de beneficiação geral daquela via, como consta na informação transmitida pelos serviços da Direcção Municipal de Protecção Civil, Infra-estruturas e Tráfego à respectiva Vereação, apreciando o primeiro dos relatórios do OSEC.

Considerando também:
Os problemas de traçado, visibilidade e pavimento nesta via não são excepção no quadro geral da rede viária da cidade de Lisboa, muitos de construção recente – bastando referir, a título de ilustração, a primeira curva após o túnel das Amoreiras (entrada da A5), a Radial de Benfica, as curvas da Av. Calouste Gulbenkian, a Av. da Índia, a Av. de Ceuta, a extensão da Avenida dos Estados Unidos da América para Oriente, os desnivelamentos da Av. Infante D. Henrique, o desnivelamento que permite o acesso da Rotunda do Aeroporto à Av. General Norton de Matos, entre muitos outros casos.

Venho por este meio propor que:
1.Os serviços competentes procedam a uma análise urgente das zonas de acumulação de acidentes na cidade, para identificar a necessidade de correcção dos problemas de traçado, visibilidade e pavimento nesses trechos.

2.Os serviços competentes realizem estudos de intervenção urgente para proceder às referidas correcções, apelando às competências conjugadas da engenharia de vias, da engenharia mecânica, e das ciências sociais – recorrendo, quando for caso disso, ao estabelecimento de protocolos de cooperação com institutos universitários, científicos e técnicos de reconhecida competência.